domingo, 12 de agosto de 2012

Sábado, 11 de Agosto de 2012 - Veneza -> Bergamo


9º e último dia das 2ºs Férias no Asfalto (2012)!
Acordamos tarde, com alguma ansiedade e tristeza… queríamos voltar a casa para junto da Tezinha e do JP, mas ao mesmo tempo sabíamos que ficaríamos com saudades de Itália,… nunca estamos satisfeitos!
Um bom pequeno-almoço despertou-nos para a viagem. Partimos nas calmas, cerca das 10h30m da manhã, decidimos passar no Lago de Garda, talvez almoçar numa esplanada com vista para o Lago e para as montanhas a norte…

Achamos que o Lago de Garda é muito mais bonito que o de Como, pelo menos do que vimos, não só por ser maior, mas pela cor da água – azul, verde turquesa,… apetecia mesmo um mergulho e aproveitar o sol intenso… demos um passeio pela margem e surgiram duas situações engraçadas.


Primeiro vimos uma praia para cães! Sim, uma praia vedada com camas, guarda-sois, comida, água, todas as comodidades que os cães mais exigentes podiam pedir! Os donos aqui estão em segundo plano, verificam se o cão tem água, se estão à sombra, etc… depois acompanham-nos à água, levam-nos a tomar um chuveiro, etc…


Mais à frente, encontramos um serviço de aluguer de gaivotas! Toca a alugar uma gaivota, daquelas com escorrega e tudo… lá fomos nós, como crianças, passar uma hora a mergulhar nas águas frescas e transparentes de Garda. Com aquele sol, aquela água e aquela paisagem, não podíamos pedir mais… nadamos, demos às pernas, rimos, lutamos, etc… Que forma fantástica de terminar as férias!

Depois, o merecido descanso à sombra de uns pinheiros numa esplanada,… umas birras geladinhas, uma salada grega, um piadine com bresaola, uma foccacia com speck e um panine com fritatta (omolete), rúcula, queijo e cebola, fizeram as delicias de todos …

Finalmente, partimos rumo a Bergamo, como habitualmente, ouvimos os últimos sucessos da música italiana na rádio (p.e. Tu mi parti Su da Giorgia e Non Segnora Non).

Chegamos ao hotel, junto ao aeroporto de Bergamo, check-in feito, banho tomado e logo partimos para a última visita… a cidade de Bergamo é muito bonita, principalmente a parte mais antiga (cidade alta) para onde podemos subir de funicular…


Lá em cima,… um ambiente medieval, lojas de produtos típicos com muito bom gosto, bares, birrarias, enotecas, pastelarias e restaurantes ,… tudo muito agradável e com turistas diferentes dos que vimos em Roma, Florença ou Veneza… valeu a pena visitar!


Entramos numa birraria antiga onde provamos algumas cervejas caseiras com cerca de 10% de álcool a acompanhar um misto de salumi e fromaggi… depois, jantamos numa linda esplanada num terraço antigo com vistas para as traseiras de uma igrela… lindo!
Estamos a chegar ao fim, aqui ficam fotografias de nós os quatro num momento muito agradável, ao final do dia, durante o jantar em Bergamo...





A comida não fugiu ao habitual, cada um escolheu o seu prato preferido para ficar com o gosto na boca… só variamos no vinho… um Nebbiolo de Langhe (e mais não digo!)…
Voltamos cedo ao hotel, amanhã tínhamos que acordar às 4h30m para fazer as malas, deixar o carro no parque da Hertz e fazer o check-in para o voo das 6h55m…

Estamos no avião neste momento a escrever as últimas linhas deste blog das Férias no Asfalto de 2012… a mente ainda a fervilhar com as ideias e emoções dos últimos 9 dias e já pensamos nas Férias no Asfalto de 2013… Alpes? Paises Baixos? Países Nórdicos?, Europa de Leste?,… não sabemos, depois decidimos, primeiro temos que digerir bem esta Itália,… uma coisa é certa, chegamos a Portugal de barriga cheia,… em todos os sentidos!!!!
Obrigado pela vossa paciência e companhia ao longo destes 9 dias!
Deixem os vossos comentários…

Beijinhos e Abraços!

1 comentário:

  1. Adorei adorei adorei!! Grande viagem fiz com vcs! As fotos são lindas! Anseio ver as outras 450 que não postaram aqui.... hehehehe!

    Beijo doce e até à vossa próxima viagem!

    PS: É tão bom ter-vos aqui já perto de mim! ;)

    ResponderEliminar