domingo, 5 de agosto de 2012

Sexta-feira, 3 de Agosto de 2012 - Partida!

Ao contrário de há dois anos atrás, desta vez, fomos de avião. A vantagem económica dos voos low-cost (obrigado Ryanair) facilitou a decisão. Viajar para Itália de carro obrigava a atravessar a Espanha (o que já tinhamos feito em 2010) sob o calor abrazador de agosto.

Afinal foi uma excelente decisão... a qualidade das hospedeiras era surpreendente!

Chegados a Milão (Bergamo) ao final da manhã, sentimos imediatamente o calor do verão italiano (mais 10 graus do que no Porto). Alugamos o nosso carro e toca a arrancar... uuupppss, as malas não cabem! Mulheres... Lá tive eu que fazer um upgrade para uma carrinha de forma a acomodar todas as malas...

Este ano, decidimos partir sem itenerário. Porque não fazer umas férias de 9 dias sem destino marcado. Só sabemos que no dia 12 temos que estar em Bergamo de madrugada para apanhar o avião para o Porto, o resto está por decidir...

Logo, assim que entramos no carro tivemos que tomar uma decisão, para onde ir? Decidimos começar pelos grandes lagos da Lombardia. A Joana lembrou-se que o George Clooney tem casa perto de Como logo decidimos fazer-lhe uma visita surpresa...

A meio dos curtos 60 km entre Bergamo e Como, o estómago da Joana começou a 'dár horas'... o imaginário dela ansiava por uma boa pizza ou pasta com o genuino tomate italiano e queijo mozzarela... Passamos por uma linda vila junto a um rio e reparamos numas esplanadas com várias pessoas (todos italianos) a almoçar... talvez este seja o lugar ideal para a nossa primeira refeição na Lombardia!

Não ficamos desiludidos! Começamos por comer as nossas primeiras pizzas veramente italianas e terminamos com gelados artesanais comprados numa fantástica gelataria antiga... que delicia! Tão cremosos e saborosos. Seguramente o melhor gelado de chocolate que alguma vez comemos!!!

Boa! A primeira aposta estava ganha... linda vila, fantásticas pizzas e deliciosos gelati. Aqui fica uma fotografia dos 'pequenos' já  com a barriginha cheia junto ao rio em Brivio.

Partimos para Como, cidade que dá o nome ao famoso lago... onde esperamos encontrar o nosso amigo George... Chegamos num instante (sempre por estradas secundárias) e logo avistamos uma paisagem imponente - escarpas verdejantes à volta de um lago imenso mas sereno... alguns barcos e lanchas e um calor infernal que tornava o lago ainda mais sedutor... não resistimos, embarcamos num ferry para uma volta de 1 hora ao longo das margens sul deste grande lago.

A aragem fresca reanimou-nos, estavamos entusiasmados por finalmente voltar a reencontrar o nosso amigo (tinhamos perdido o telemóvel dele há alguns dias). Só com sorte o conseguiriamos encontrar. Felizmente estavamos acompanhados por uma verdadeira profissional (Teresa) que rapidamente arranjou o telemóvel do George!

Confirmada a presença no lago, marcamos a visita e logo chegamos à sua mansão! O comandante do ferry é que não estava para brincadeiras e recusou-se a parar... Ainda acenamos e gritamos ao George que estava a conversar com algumas amigas. Fica a fotografia que tiramos na altura...

Um pouco tristes e cansados decidimos arrancar para Milão onde ficaríamos uma noite... apenas uma hora de viagem por autostrada e a cidade da moda lá estava, à nossa espera!

Feito o check-in num hotel que o George tinha recomendado, bem perto do centro da cidade, decidimos dar uma volta a pé antes de ir jantar... após apenas 10 minutos de passeio por uma cidade quente e abafada, olhamos à direita e vemos a catedral Duomo em todo o seu esplendor (de cara lavada)!!

Já que cá estavamos, decidimos passar por dentro das galerias Victor Emanuel II, um dos templos do consumo... é claro que as miúdas não se controlaram e partiram para um frenesim de compras... Prada, Louis Vuitton, Versace, Ferrari, etc...

Mas a fome apertava e avançamos para o nosso primeiro jantar destas férias. Decidimos ir jantar a um restaurante de um amigo do George chamado Victória, situado a dois minutos da Duomo... Huummm, que delicia... rissoto alla Milanesa (com trufas pretas e açafrão), spaghetti al pomodoro e basilico, spaghetti com almondegas, tomate e ricotta,... o melhor tiramisu de sempre, frutos vermelhos com gelati flor de latte, NY cheesecake,.... enfim, um verdadeiro festim gastronómico!!!

Ficamos todos deliciados com este primeiro dia de Itália... Fomos deitar e descansar... a Joana a sonhar com a comida, a Teresa com o George, o Zé Pedro com o computador e eu com a minha Teresinha que ficou em casa a trabalhar no duro...

Amanhã é um novo dia... ainda não sabemos para onde vamos, mas temos a certeza que nos vamos divertir!