segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Domingo, 5 de Agosto de 2012 - Florença -> Roma



Ainda no terceiro dia da nossa aventura e já parece que aqui estamos há mais de uma semana, mas de uma forma positiva... tanta coisa que já vimos e ainda tanta coisa para ver!!! Bem, Firenze, cidade linda para visitar. Acordámos prontos para ver a catedral Santa Maria del Fiore, a famosa ponte Vecchio e a linda Piazza della Signoria...

Depois de um simples mas saboroso pequeno almoço no hotel, partimos de carro em direção à Catedral,arranjamos estacionamento e partimos a pé... passamos por uma longa feira onde vendiam carteiras, lenços e bijuteria muito bonita a preços muito baixos, eu (Joana) e a Teresa quase cedemos à tentação mas o meu pai estava com o turbo ligado e tivemos que quase correr para o acompanhar!


Chegando à Catedral, deparamo-nos com maravilhosos pormenores Gótico-Renascentistas de um trabalho que se estendeu por seis séculos resultando neste tal imponente monumento...


Ao tentar entrar na catedral fomos impedidos pelos seguranças... PORQUÊ?? Aparentemente, para ser permitido a entrada de mulheres, estas teriam de estar de braços e pernas tapadas, e como é óbvio eu e a Teresa, estando 36ºC, não estávamos tapadas de cima a baixo...para além disto, a entrada só era permitida a quem pretendesse praticar o culto... desiludidos mas ainda curiosos continuámos o passeio!

Seguimos para a Piazza della Segnoria.. honestamente, eu não sabia ao certo o que iria ver, como tal fui surpreendida.. tinha uma linda fonte, umas arcadas unicas, tudo muito bonito...
Foto: parte de trás da fonte (o rabinho é lindo).


Ao chegar à ponte, mal nos apercebemos de que era uma ponte, vista de dentro parecia uma simples rua com pequenas lojas.. algo que eu nunca tinha visto!






Tudo visto em Firenze, decidimos partir para a Toscania com a ideia de nos perdermos numa pequena aldeia e comer numa tradicional tasca Toscana... um pequeno obstáculo... é domingo e muito provávelmente está tudo fechado. No entanto, depois de muitas voltas por aldeias no meio do campo, fomos parar a uma pequena trattoria às 3 da tarde situada numa pequena aldeia com um castelo chamada Stagia Senese.



 


Fomos muito bem recebidos pelos donos da trattoria, na cozinha duas verdadeiras donnas e nas mesas o irmão de uma delas. De entrada, um prato de queijos para mim e para o meu pai com marmelada de tomate caseira e para a Teresa e o Zé, um prato de salumi e prosciutto. O resto da refeição estava também uma delicia, tudo caseiro!

Partimos para Siena de barriga cheia, com a ansiedade de conhecer uma das cidades medievais mais importantes da Toscania. Ao chegar, estacionamos o carro e partimos rua acima a andar! Ao chegar à Piazza del Campo não resistimos a sentar para um descanso enquanto comiamos o já tradicional gelado artesanal e observavamos a curiosa inclinação da praça.



Continuamos a subir, queriamos ver a Duomo e partir para Roma... não entramos, mas o monumento era mesmo muito bonito!


Roma esperava-nos e depois de ficar alguns minutos sentados a apreciar a catedral a brilhar com a luz do pôr-do-sol seguimos caminho.. todas as ruas que tinhamos subido 2 horas antes teriamos agora de descer. Ai ai, o cansaço já se sentia, ansiavamos por deixar as malas no nosso hotel em Roma, refrescarmo-nos e procurar sitio onde jantar!

E depois de 2 horas de viagem de carro foi exactamente o que fizemos, o meu pai escolheu o restaurante que lhe pareceu melhor e digamos que acertou mesmo! Muito bom aspecto, simples e tradicional e as pessoas eram muito simpáticas, já para não falar de como era boa a comida!


Deliciamo-nos com o buffet das típicas verduras fritas romanas... depois foi um festim... Ossobuco com funghi para os carnívoros, spaghetti al dente com pecorino e pimenta para o pai e mais uma pizza funghi para mim! Para terminar em grande, mousse de cioccolato e panna cotta com frutos silvestres, expresso e o melhor limoncello da viagem!!!
Saímos para um passeio a pé até ao hotel. Mal sabiamos que nos iamos perder em Roma e demorar mais de uma hora a chegar! Com uma temperatura de 35º e uma humidade superior a 90%!!! suamos bem até encontrar o hotel... pelo caminho, encontramos a Fontana de Trevi, a Piazza de Veneza com o imponente monumento a Victorio Emanuel II e a Piazza della Repubblica...



Que dia, que noite!!! Banhinho e cama... com este cansaço o sono era garantido! Amanhã teremos o primeiro dia sem andar de carro... Roma será nossa (por Spartacus!!)...

2 comentários:

  1. Hoje coube-te a ti, Joana ! :))
    Já imaginaste aquela Piazza de Siena durante o "Palio" ?
    http://coisas-da-fonte.blogspot.pt/search?q=Palio,+Siena
    Creio que vão adorar Roma ! :)))
    Estou a gostar !!! eheh
    Beijinhos !
    .

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez deliciada com o vosso relato! Joaninha... adorei! Nota-se, sem dúvida, o ênfase que fazes ás iguarias Italianas.... Hehehe!!

    Fico aguardar o próximo relato! Adorei as fotos que puseram... quero ver mais muito mais!! Divirtam-se muito e aproveitem tb para descansar e relaxar!

    Beijo do tamanho do mundo para vcs, da Mummy e do JP!

    ResponderEliminar