sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Quinta-feira, 9 de Agosto de 2012 - Pescara -> Bolonha

7º dia das férias no asfalto... estamos na segunda parte das férias, a regressar ao norte de Itália a caminho de Veneza e Bergamo de onde partiremos no Domingo para Portugal...

Este foi o nosso dia mais calmo! O cansaço acumulado a isso nos obrigou. Uma paragem faz sempre bem, ajuda a recuperar as forças e ganhar novas perspetivas à cerca de tudo o que vimos e ouvimos ao longo de quase uma semana... e foi muito!

Acordamos fora da cidade, no topo de um monte com vistas fantásticas sobre a costa adriática! O facto de não termos ligado o despertador não alterou muito o nosso ritmo... o nosso corpo/mente é que comanda e, por volta das 9h, acordamos com um sol intenso a provocar um aumento considerável da temperatura do quarto. Saltamos da cama e fomos tomar um simples mas agradável pequeno-almoço (com bolos caseiros!).

De seguida fomos para a piscina onde ficamos até à hora de almoço. Um ambiente muito sossegado, água fresca, muito sol e pode-se dizer que foi o mais próximo do 'dolce far niente' que tanto desejavamos! Aproveitamos ainda para simular (antecipar?) o casamento da Joana num belo relvado com vistas para a costa. Eu fiz de noivo, o Zé de sacerdote e a Teresa de reporter...

À hora de almoço fizemos o check-out e partimos para mais uma praia poucos kilómetros a norte de Pescara... Mais um banho rápido num mar mais quente que nunca, mais um chuveiro e toca a almoçar noutro bar de praia... o menu? O costume!! Salada Caprese (muito boa) e para o Zé algo mais substancial - Gnoccheti al ragu! Comeu dois pratos para combater a fraqueza...

Depois de um cafézito partimos para norte, em direção a Bologna. Tinhamos marcado um encontro com uns amigos nossos que, por coincidência, estavam em Bologna nesse dia! A viagem estava a correr muito bem e, como ainda tinhamos tempo, decidimos fazer um pequeno desvio...

Fomos visitar o mais antigo e menos povoado estado Europeu... A Républica de San Marino! São apenas 60km^2 encravados na Itália, este estado criado no ano de 301 d.c. tem a constituição mais antiga (1600) do mundo! Na realidade, é um lindo e serenisso país com umas vistas muito bonitas! Valeu bem a pena este desvio de 15km da autostrada...

Ao final do dia chegamos ao hotel ainda a tempo de uma bom banho numa piscina de 50 metros. Mais um chuveirinho e fomos todos jantar no centro histórico de Bologna. É uma cidade majestosa! As praças são lindas assim como as torres (uma delas inclinada, que mania dos italianos de fazer torres tortas!). Depois de um passeio turistico apostamos num dos muitos ristorantes com magnificas esplanadas desta zona da cidade. Foi uma boa aposta... a comida não era muita, mas a qualidade era acima da média! Começamos com uma degustazione di fromaggio: gorgonzola com mel; parmeggiano reggiano com uma fantástica redução de aceto balsámico de Modena; etc... Os miúdos estrearam-se na Lasagna al Bolognese e os adultos apostaram mais nas pastas frescas com funghi, tartufos, ricottas e outras delicias... Muita cervejinha gelada (que o calor pedia) e terminamos com o habitual Limoncello e café expresso... Só a Joana comeu sobremesa, não resistiu ao sformatino de cioccolatto que estava fantástico, quase tão bom como o do Degusto!

Mais um passeio a pé numa noite de temperatura um pouco mais amena (mesmo assim acima dos 30º) e acabamos todos numa gelataria... que tentação! Afinal temos muito tempo para dietas depois das férias, quando voltarmos a Portugal!!

E foi assim, mais um dia de férias, desta vez mais calmo e sereno, com menos kilómetros e mais piscina e praia que o normal... também sabe bem o 'dolce far niente'!!!

Amanhã partimos para a última grande etapa destas Férias no Asfalto 2012 - Venezia, la città dell'amore, forse la più bella città del mondo!

Beijinhos e abraços para todos... até breve!