terça-feira, 7 de agosto de 2012

Segunda-feira, 6 de Agosto de 2012 -> Roma!!

4º dia de viagem, estamos quase a meio desta aventura... pela primeira vez não pegamos no carro! Passámos um dia inteiro em Roma! Como é uma cidade muito grande decidimos fazer um circuito de autocarro para turistas (com audio e tudo...). Por experiência este é um sistema ótimo e barato para conhecer rapidamente toda a cidade e usarmos como meio de transporte pois podemos sair e entrar quando queremos...

Começamos o nosso 'giro' de Roma no grande terminal de comboios, camionetas, metro, etc... uma obra emblemática iniciada no 'regime' de Franco, mas só terminada após a 2º guerra mundial. Depois de uma passagem pela Piazza da Repubblica, chegamos à incrível Piazza de Venezia que já tinhamos visto na noite anterior. Não há dúvida que é um dos monumentos mais majestosos que já vimos. Uma grande homenagem a Vitor Emanuel II, rei da Sardenha e primeiro rei da Itália unificada no século XIX. A altura do edificio, as muitas colunas, a majestosa escadaria, as duas fontes que representam os dois mares que abraçam a Itália, etc... remetem para a poderosa Roma antiga de Julius César... será este um monumento que tentava recuperar pela pedra o que a 'nova' Itália não conseguia no plano económico frente à toda poderosa França e Inglaterra?

Enfim, mas de certeza que vocês não querem ler as nossas divagações históricas... a viagem continuou até à Roma antiga, o Coliseu apareceu rapidamente... e que vista!

Saímos para fazer a visita obrigatória e, depois de uma seca de 1 hora na fila, lá vimos o interior do mais famoso estádio do mundo! Interessante descobrir que só há pouco mais de 200 anos é que deixaram de destruir e sacar o Coliseu para começar a sua longa recuperação. Mais uma obra de um soberano (Vespiano) feita com objetivos meramente politicos (descolar-se da imagem negativa de Nero). Obviamente que a visita impressiona, mas não deixa de representar muito do que se fez de mal na história da civilização... a violência pura como espetáculo/entretenimento das multidões. Os romanos há muito que se livraram destas práticas primitivas, muitos Portugueses ainda hoje as mantêm com as touradas, um exemplo com séculos que bem podíamos seguir...

Da Roma antiga à Roma moderna, dos templos pagãos para os templos cristãos foi um saltinho... logo que chegamos ao Vaticano percebos que outros monumentos, igualmente majestosos, também foram criados para 'maravilhar' e 'entreter' as multidões... falamos da fantástica Basilica de S. Pedro enquadrada por um complexo de monumentos e edificios à volta de uma praça impar... Aqui, mais uma vez, a temperatura próxima dos 40º, aumentada pelo efeito do piso em pedra, nos impediu de ficar 1 hora em fila para entrar na Basilica...

Avançamos para o Museu do Vaticano para visitar a incontornável Capela Sistina! Mais 1 hora de fila, desta vez com ar condicionado ao longo de um trajeto de todo o Museu do Vaticano. Nao fosse esta estratégia, estou convencido que quase ninguém visitaria o Museu... todos queriam chegar impacientemente à Capela Sistina. É incrível como, nesta era da internet, todas as pessoas querem o mesmo. Já não há espaço para a descoberta, para a curiosidade... todos sabem o que querem ver e todos querem ver o mesmo! Acontece o mesmo nos museus, nos restaurantes, nas pontes, nos filmes, nos vinhos, no futebol, etc... parecem rebanhos em busca de algo, ou não, se calhar apenas procuram esconder-se deles próprios ou do lobo, ou do pastor,...

Já cansados de tanta fila e de tantas visitas, encostamos numa pizzeria com ar condicionado e toca a recuperar as forças com uma Peroni geladinha, uma pizza e um gelado,... A caminho de volta ao hotel para descansar, uma passagem pela Piazza de Espanha e a sua linda escadaria.

Chegamos ao hotel ao final da tarde e após um banho e uma rápida soneca lá avançamos para jantar. Desta vez o cansaço acumulado (ao fim de 4 dias) não nos encorajou a aventuras, em equipa vencedora não se mexe, assim, voltamos à nossa Trattoria Olimpio, desta vez para experimentar os risottos de funghi, de seppia nero e um penne al'arrabiatta. Sobremesa? Um fantástico tiramisu. Mais uma vez, não ficamos desiludidos...

Ainda demos mais uma volta a pé para assentar o jantar, mas rendemo-nos ao cansaço (nota-se na foto) e voltamos de taxi para o hotel... havia que recuperar as forças, amanhã partimos para Nápoles, a caminho uma boa praia na riviera do sorrento e uma visita a Cápua (para procurar o Spartacus)...

Abraços e bejinhos para todos com muitas saudades!...