sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Quarta-feira, 8 de Agosto de 2012 - Nápoles -> Pescara

6º dia das 2ºs férias no asfalto! Já entramos na reta final das férias... mais 3 dias e estaremos a caminho de Portugal, de volta a casa... o cansaço começa a pesar, mas tem valido a pena devido a todas as experiências novas e todo o convívio que horas e horas de viagem proporcionam...

Começamos o dia com um excelente pequeno-almoço no Hotel Naples (até agora o melhor hotel em que estivemos). Precisavamos de toda a energia que conseguissemos acumular... tinhamos pela frente um grande desafio fisico... subir à cratera do Vesúvio, um dos maiores e mais perigosos vulcões da Europa!


Primeiro um pouco de história... o Vesúvio é talvez o mais conhecido vulcão do mundo e, como é normal nestes casos, pela pior das razões... em 79 d.c. entrou em ação com tal violência que limpou do mapa várias cidades ao seu redor, entre elas Pompeia... causando milhares de mortos! Só para terem uma ideia, se hoje o vulcão entrasse em erupção teria mais de 3.000.000 de pessoas ao seu alcance! Por isso é considerado o mais perigoso do mundo, não só porque tem um 'temperamento explosivo' mas também porque está numa região densamente povoada. Apesar de não estar ativo desde 1944, em toda a região há atividade vulcanica bem patente nas diversas fumarolas que, presumo, servem de válvula de escape natural.




A subida à cratera não foi dos exercícios mais dificeis que fiz. Desde o parque de estacionamento atá ao cimo são cerca de 20 minutos de subida com uma inclinação média. A Joana e o Zé aguentaram muito bem, assim como muitos velhinhos e miúdos que nos acompanharam! O mais complicado era o calor intenso e o pó que pairava no ar devido à quantidade de pessoas a descer e a subir. Umas garrafas de água fresca compradas à entrada foram de grande utilidade. Lá em cima a vista é fantástica quer para norte (Nápoles), quer para sul (Sorrento - Capri). Para dentro também é interessante pois a cratera tem uns 500 metros de diametro e uns 200 de profundidade!


Recuperadas as forças e após as fotos da praxe, iniciamos a descida que, apesar de mais fácil, deixou os pés cheios de pó e pedrinhas... mas chegamos ao carro com a sensação do dever cumprido e gratos pela experiência única!

Decidimos então avançar diretamente para a costa leste de Itália, queríamos chegar a Pescara a tempo de fazer um pouco de praia e, finalmente, experimentar o famoso mar adriático. A viagem foi calma mas, mais uma vez, com um calor excessivo (o termómetro do carro registou o máximo de 40º na autostrada). Pela primeira vez fizemos uma refeição na autostrada, num dos famosos Autogrill, e gostamos! Áreas limpas, serviço rápido e simpático assim como uma boa relação preço-qualidade!


Seguimos para a costa e acabamos por parar em Térmoli, uma vila turistica antes de Pescara. Aqui, tivemos o nosso melhor momento de praia! Água muito quente, areia fina e limpa, possibilidade de caminhar ou nadar dentro da água até uns 100 metros da costa devido às proteções artificiais criadas ao longo da costa para proteger as praias e os banhistas das ondas...

´
Mais uma vez, foi muito curioso analisar o ambiente à nossa volta... uns casais de miúdos com 12/13 anos aos beijos apaixonados dentro da água (1º amor de verão?); uns jovens adolescentes a jogar à bola, com a exuberância tipica da idade, colocando uns velhinhos em pé de guerra; os vendedores ambulantes de bijouteria, roupa, óculos de sol, a passear pela praia arrastando textualmente a loja com eles e apregoando o seu produto, tentando as italianas mais vaidosas; enfim... um micro-universo tipico de filmes italianos que já não via há muito tempo! Penso até que se mantém algum romantismo por estas paragens que já terá desaparecido das praias e ruas portuguesas, ou será impressão minha?


Já o sol começava a esconder-se por trás das montanhas quando deixamos a praia rumo ao nosso hotel, um simpático hotel de montanha com vistas fabulosas sobre a costa, gerido por uma familia muito simpática e tradicional. Depois de um refrescante banho para tirar a areia e sal, descemos para um dos melhores jantares destas férias. O hotel tinha uma rosticceria que servia junto à piscina num relvado. Neste ambiente idilico, após um dia em que subimos a um vulcão, atravessamos a Itália e tivemos um final de dia de praia, este cenário de calma e frescura com a antecipação de um bom jantar era bom de mais para ser verdade, estavamos extasiados e ansiosos por nos deixarmos levar pelo convívio, pela comida e pelo vinho,...


Depois de lavar a boca com a cerveja geladinha habitual, começamos por um assaggio di fromaggio com mel e frutos secos. Depois, já acompanhado por um Montepulciano de Abruzzo, avançamos para os primi com a tradicional pasta al pomodoro e basilico para a Joana e com funghi porcini para mim (eu sei que é falta de imaginação, mas também sei que como estas tão cedo não comemos). O Zé deliciou-se com uma magnifica Tagliata sob uma cama de rucula e parmigiano, enquanto a Teresa devorou umas costeletas grelhadas de Maialo (porco). Para terminar, uma tarte de frutas frescas a dividir e, o já obrigatório, limoncello...


Nesta noite, muito cansados e um pouco 'embriagados', caímos à cama sem ligar o despertador... decidimos que mereciamos descansar e amanhã, quando acordarmos, tomamos o pequeno-almoço e vamos passar a manhã na piscina...

Beijinhos e abraços!!!

4 comentários:

  1. Mais um dia em cheio a finalizar com o merecido descanso do guerreiro ! eheheh
    Curiosas essas barracas ambulantes na praia ! :)))
    Beijinhos para todos. Também já estamos cheios de saudades, mas isto (blog) compensa ! :))
    .

    ResponderEliminar
  2. Há quem chame às vossas fotos, "fotos mete nojo"!
    É que eu queria mesmo estar a fazer esse tipo de férias nesse lugar, repito, nesse país!
    Se trocaram a ida a Pompeia pela subida à cratera, fizeram muito bem. Já que não há tempo para tudo ....
    As fumarolas estão a subir de intensidade, a subir a temperatura do fumo e os teores de enxofre. A situação é muito mais perigosa do que o que está a ser anunciado.
    Em 2000 (eu estava lá) fizeram um simulacro de emergência para o caso de haver erupção de intensidade 25%. Dos 12 municípios envolvidos, apenas 4 iniciaram as tarefas, os outros nem souberam como começar e alguns acharam que, na eventualidade, Deus vai ajudar….
    Os números que o geólogo me falou rondam os 9 000 000 de pessoas mortas ou sem casa nos dias após a erupção e a maioria morrerá com os gases libertados !!!
    Na subida para Veneza, se der, deem um salto ao alto de S. Marino.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite a todos os meus queridos amigos...
    Olha o Zé com uma barba que até parece eu...LOL.
    Dá para ver que se têm divertido imenso pois as vossas fotos são fantásticas. Amanhã vou fazer o teu Porto com a Académica para a Supertaça pois tens de ver o resultado na net ou tenta ver o jogo na RTP Internacional.
    Beijos e abraços para todos com saudades.

    ResponderEliminar
  4. Meus amores!
    Adorei ver-vos... tão lindos e tão cansadinhos... HEHEHE
    Nota-se que esta viagem está a ser inesquecível. Adorei as fotos de Vesúvio da praia... TUDO!!

    Beijo do tamanho de mundo com muitas saudades!

    ResponderEliminar